A vida não para e, apesar de todos os “poréns” que a pandemia trouxe, precisamos seguir. É por isso que com as boas práticas adotadas por nós, o Pratas Thermas Resort aderiu ao Selo Turismo Responsável.
Mas do que se trata o Selo Turismo Responsável? Lançado pelo Ministério do Turismo, o selo é um programa que estabelece boas práticas de higienização para cada segmento do setor.
A ideia é que os consumidores possam se sentir seguros para viajar e frequentar os locais que possuem o selo. Isso porque esses locais demonstram que cumprem protocolos específicos para a prevenção da Covid-19.
O turismo movimenta muito a economia do Brasil. O ministério deseja, justamente, posicionar o Brasil como um destino protegido e responsável.
Nesse cenário que ainda inspira cuidados (e ninguém sabe ao certo como serão esses protocolos daqui em diante), nós, do Pratas Thermas Resort reiteramos nosso compromisso com sua saúde e bem-estar.
Nossas boas práticas não são de hoje. Aqui no Pratas Thermas Resort sempre primamos pela saúde dos nossos hóspedes e colaboradores. O bem-estar sempre esteve em primeiro lugar nas nossas prioridades.
Porém, assim que o vírus se disseminou em todo o mundo e a situação foi considerada uma pandemia, já passamos a pensar e estudar como tornar ainda mais seguros nossos espaços.
Boas práticas adotadas pelo Pratas
Aqui no Estado de Santa Catarina, em uma parceria entre a Agência de Desenvolvimento do Turismo do Estado de Santa Catarina (Santur) e a Secretaria do Estado da Saúde (SES), foi lançado um material com recomendações.
O “Manual de Boas Práticas: Combate ao Coronavírus em Hotéis, Pousadas e Similares” traz um compilado de informações, orientações e instruções para os estabelecimentos. Aqui no Pratas, a adoção dessas medidas foi imediata.
Conforme o Manual de Boas Práticas, o Pratas orientou os clientes, desde então, sobre as regras para restaurantes, áreas comuns e piscinas. Já comentamos sobre isso nesse post.
No restaurante, os clientes devem higienizar as mãos com álcool 70% ou água e sabonete líquido.
Antes de começar a se servir no buffet, cada um deve fazer nova higienização das mãos com álcool 70% e utilizar luvas descartáveis. Na fila do buffet e do caixa, é imprescindível que haja um distanciamento de pelo menos 1,5 metro entre os clientes.
Para evitar mais contato com o funcionário do caixa e com as notas de dinheiro, que circulam muito, a orientação é o pagamento em cartão.
Na área próxima à entrada da piscina, é necessária a disponibilização de recipientes com álcool 70% para a utilização dos hóspedes. No mesmo ambiente, é exigido o uso de chinelos.
Escadas, balizas e bordas das piscinas também são higienizadas. Para evitar qualquer tipo de proximidade entre os hóspedes, o distanciamento deve ser observado também nos banheiros.
E em qualquer local do resort
Há uma novidade bem importante antes mesmo de chegar ao Pratas. Para evitar interações mais longas com as pessoas da recepção, é possível fazer o web check-in. Dessa forma, quando chegar ao resort, é apenas retirar a chave e ir para o quarto.
Há indicações e orientações do Pratas para que os hóspedes atentem-se para a higiene das mãos: sempre que possível, lavar as mãos com água e sabonete. E se não houver um banheiro ou lavabo perto, utilizar o álcool 70%.
Além da regra do distanciamento, a orientação é utilizar a parte interna do cotovelo para encobrir a boca e o nariz no caso de necessidade de tossir ou espirrar.
Ah, outro cuidado necessário – que, aliás, já faz parte do cotidiano da maioria das pessoas – é a utilização de máscaras em áreas comuns e com a presença de outras pessoas (quando não estiver se alimentando).
A utilização dos elevadores só deve acontecer quando houver possibilidade da distância mínima. Os botões não devem ser tocados com a mão – sempre que possível utilize um objeto.
Também lembramos aos hóspedes que evitem tocar no rosto, principalmente na boca, no nariz e nos olhos sem lavar as mãos adequadamente.
Mais sobre o Selo Turismo Responsável
Para aderirem ao selo, os hotéis, resorts ou pousadas precisam seguir o Protocolo Básico, que inclui, uma série de ações, como medição de temperatura, desinfecção de áreas e limpeza frequente de objetos tocados com frequência.
Lixeiras não manuais, controle do acesso das pessoas e marcações para distanciamento são outros pontos essenciais.
Há, ainda, protocolos Essenciais e Transversais, Específicos no caso de confirmação de Covid-19 e Protocolos Meios de Hospedagens por setores.
São todos apontamentos bastante específicos, bem elaborados e detalhados. São muitas exigências, mas que, aqui no Pratas, consideramos essenciais para a proteção de todos.
A medida da aquisição do Selo Turismo Responsável pelo Pratas Thermas Resort é a certeza que você pode ter do nosso comprometimento com a saúde e o bem-estar de todos os visitantes.
Seguimos atentos a todas as orientações e protocolos das autoridades de saúde. Sempre que houver uma nova indicação, colocaremos em prática. Afinal, o que mais importa para o Pratas é você.
Tem dúvidas sobre algum protocolo? Quer conversar conosco ou fazer uma reserva?
Entre em contato! Teremos o maior prazer em esclarecer qualquer detalhe!