Cotidianamente, a gente vive em um ambiente de planos, planejamentos e organizações, tanto no trabalho, quanto na vida pessoal. Aí, pensamos: vou ter que programar as férias em família? Esse não é um momento de descanso e descontração total?
Sim, vamos ter que programar as férias em família. E é justamente por ser um momento de descanso e descontração que precisamos planejar. Sem planejamento, o resultado é certo: imprevistos e problemas.
Assim como no dia a dia, a gente pode mudar o script. Mas tendo uma base de programação, as férias ficam mais bacanas para toda a família e com menos estresse de contratempos.
Para tornar esse tempo maravilhoso e inesquecível, algumas dicas podem contribuir para que você programe as férias e o tempo seja utilizado, de fato, somente para curtir.
Para onde vamos?
O destino é a primeira questão a ser avaliada. O local para onde a família vai dependerá do perfil do conjunto das pessoas.
Quer tranquilidade para as crianças? Ou quer um local mais voltado à cultura? Será em qual estação e com qual clima? Quais as opções de lazer a maioria deseja? Para onde a família já foi e para onde ainda deseja ir?
Respondendo a essas e outras perguntas pertinentes, fica mais fácil o caminho para chegar à resposta. A maioria da família se sentirá contemplada e as chances de ser uma grande experiência aumentam.
Para ter uma experiência ainda melhor nas férias em família, não tenha preguiça de ler – e muito! – sobre o roteiro. A internet, hoje, nos permite ler, ouvir e assistir muito conteúdo sobre viagens. Em blogs, podcasts e vídeos, viajantes falam sobre muitos destinos.
E aí estão incluídos: pontos para conhecer, atividades imperdíveis, como gastar menos, dicas úteis e outros macetes importantes.
Roteiros das férias em família
Com o destino definido, planeje possíveis passeios nos arredores. Mesmo que a família fique em um resort, às vezes compensa “sair da caixinha” e dar uma espiada por perto. Confira se há outras possibilidades antes mesmo de sair de casa e já coloque nos planos essas saidinhas para outros locais.
Além disso, procure saber sobre toda a programação que irá acontecer no local escolhido. Isso pode dar mais ideias para planejar as férias em família e o que cada pessoa poderá fazer.
Aqui no Pratas Thermas, temos uma aba especial no nosso site, onde você pode ver todos os nossos pacotes. É só clicar aqui e descobrir tudo que sua família vai encontrar e viver aqui.
Definir o meio de transporte
Definindo o destino, o próximo passo é avaliar a melhor forma de chegar. Se você precisar de passagens aéreas, o bom é ir monitorando ao longo dos meses e baixar aplicativos para acompanhar os preços.
Mas se a decisão for ir de carro (com mais ocupantes, às vezes vale a pena financeiramente), é preciso checar toda a parte mecânica e pneus. Ah, e claro, o básico: se a documentação está em dia.
Para destinos mais próximos, também é possível ir de ônibus. Mas fique atento: a principal limitação desse tipo de transporte é o tempo de viagem.
Lista
Toda viagem de férias em família, alguém esquece alguma coisa em casa, seja ela muito importante ou não. Quem nunca foi viajar para a praia, por exemplo, e esqueceu a roupa de banho ou o protetor solar!?
Para ajudar você a não esquecer de nada, uma lista é fundamental.
Pode ser em papel ou em um aplicativo, como o Evernote e o Google Keep, ou mesmo um envio de whatsapp para si mesmo.
Sempre que lembrar de algo, anote. E é por isso que a lista precisa ser feita com muita antecedência.
Faça um “caixinha” para as férias em família
Assim que chegar das férias de um semestre já comece a guardar dinheiro para as próximas férias. Isso promove uma tranquilidade financeira enorme, uma certeza de que os imprevistos, se ocorrerem, serão minimizados.
E já pegando o gancho do caixinha, faça um planejamento financeiro das férias. Quanto se pretende gastar com o transporte, com a estadia, com alimentação, com ingressos, etc.
Obviamente o planejamento terá margem para adaptações, mas seu estabelecimento facilita o bom andamento das finanças.
A importância disso? O não comprometimento do financeiro da família nos meses seguintes às férias.
Documentos
Faça cópias físicas e leve-as com você.
Mas não se contente com isso: mantenha cópias online, na nuvem, dos seus documentos e da família toda.
Dependendo para onde forem, verifique as vacinas obrigatórias e certifique-se sobre a necessidade de quanto tempo antes elas precisam ser feitas.
Malas: não as deixe para a última hora!
Organizar roupas, calçados e objetos que você precisará durante o período de férias é uma medida que evita dores de cabeça nas vésperas da viagem e durante o tempo de descanso.
E isso não pode ser feito horas antes da viagem, afinal, você quer garantir que nada faltará!
Não é necessário levar metade do closet. Uma seleção criteriosa vai gerar menos volume a ser carregado.
No YouTube é possível encontrar ótimas dicas de como preparar uma mala minimalista. Levar menos coisas facilita o gerenciamento das peças, o que promove mais tranquilidade durante as férias.
Se você tiver dificuldade de pensar nos looks, um profissional personal stylist pode auxiliar bastante nas combinações possíveis.
De qualquer maneira, faça um checklist do que é imprescindível estar na mala. E mantenha-o em mãos na hora de guardar tudo.
Deixe a casa arrumadinha
Retorno de viagem é meio depressivo, não é mesmo?
Logo você voltará ao trabalho e a rotina normal será a realidade da família por mais um ciclo. Além disso, são roupas para lavar e guardar, mala por ser desfeita, lembranças a serem dadas, fotografias a serem baixadas, etc.
Então, vai a sugestão: se dê de “presente” ter a casa arrumadinha e limpa quando chegar. O estresse será dobrado se você precisar organizar a bagunça da volta da viagem e mais toda a casa que ficou desarrumada desde antes da partida.
E agora?
Depois de todas essas dicas, se você ainda não tem as férias programadas, aposto que ficou com vontade de tirar umas férias, não é!?
Então não perca tempo. Acesse agora mesmo o site do Pratas Thermas, conheça toda a nossa estrutura e organize suas férias em família.
Aqui temos diversão para as crianças, equilíbrio e cuidado para os adultos e um ambiente aconchegante para todos.
Além das nossas águas termais que trazem saúde e conforto, como você pode ler neste post do nosso blog.
Estamos esperando por você, venha viver o seu melhor no Pratas Thermas.